Av. Álvares Cabral | 381 | 12° andar | Lourdes | Belo Horizonte | MG | CEP.: 30170-000
 
  Veja como chegar
  Agende sua avaliação - 31 3564 0800




 

Agende hoje mesmo sua avaliação!
Saiba mais mais sobre os implantes computadorizados!
 
Próteses odontológicas para uma melhor qualidade de vida
 
Prótese total
Prótese adesiva
Prótese removível provisória
Coroa unitária
Prótese fixa
Prótese removível
 
Implante único
Implante múltiplo
 


Próteses Totais e Parciais

As próteses são peças confeccionadas com a finalidade de repor dentes ausentes e podem inclusive embelezar o seu sorriso. Existem dois tipos de Prótese as Totais e as Parciais.

As Próteses Parciais substituem um ou mais dentes. É bem aceita por alguns pacientes, mas normalmente é desconfortável. Devido à sua mobilidade em boca, a capacidade de mastigação não pode ser comparada à de uma Prótese Fixa. Está prótese é feita de plástico e tem uma estrutura com grampos de metal, o que afeta a sua aparência. É possível confeccionar uma Prótese Removível Provisória que não contém estrutura de metal, mas apresenta menor resistência e durabilidade.

As Próteses Totais (dentaduras) são aquelas que repõem todos os dentes de uma vez. Elas são feitas com dentes artificiais em resina e uma estrutura em um plástico muito resistente com coloração rósea, que imita a gengiva. A mobilidade da prótese pode promover feridas na boca algumas vezes o que torna o seu uso desconfortável. Na arcada superior exige o recobrimento total do palato. O uso de Próteses removíveis não interrompe a atrofia óssea, o que acontece somente com implantes. Uma atrofia muito acentuada pode inviabilizar a colocação posterior de implantes, ou tornar a prótese solta com o tempo.

As melhores alternativas para o uso de próteses são aquelas que envolvem implantes. Implantes dentários são uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Consiste em raízes artificiais que são instaladas de forma muito simples, rápida e indolor, no osso maxilar para repor um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixado um dente, buscando obter uma aparência natural.

Coroa Unitária

Coroas são peças que restauram totalmente um dente à sua forma e cor natural e são coladas em dentes naturais que tem um comprometimento mais severo. Elas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamentos de canal realizados, que não podem ser restaurados por resinas ou amálgama. Tem como uma das funções reforçar o dente para devolvê-lo às suas funções de mastigação.

É possível confeccionar coroas em materiais como metais (ouro e outras ligas), ou em resinas (plástico), em metalocerâmica (feitas com uma estrutura de metal revestida por porcelana) ou em cerâmica pura (estéticas).

Coroas em metal e porcelana pura

Cada material apresenta um balanço de propriedades que limita a sua aplicação. Os metais fornecem alta resistência a baixa estética, as resinas média estética e baixa resistência e as cerâmicas fornecem alta estética. As metalocerâmicas fornecem a resistência do metal com a estética da porcelana, sendo as mais utilizadas. Porém, sabe-se que com o tempo existe o risco de que uma retração gengival exponha a margem em metal, comprometendo a estética do trabalho.

As coroas são muito resistentes e duráveis, mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Instalação de núcleo no interior da raiz

Dependendo da destruição da coroa, e se houve tratamento do canal do dente, por vezes é necessária a instalação de um núcleo no interior da raiz. Essa instalação é indolor e tem como finalidade reforçar a raiz e recuperar a estrutura dentária para que ela possa suportar uma nova coroa.

Próteses Fixas
A Prótese Fixa é uma forma excelente de repor dentes perdidos. Muitas vezes as próteses são capazes de embelezar o seu sorriso. Também chamada de ponte fixa é utilizada quando há ausência de dentes. Geralmente é fixada em dois ou mais dentes vizinhos ao dente ausente. Dentes artificiais são confeccionados em um laboratório e colocados suspensos para preencher o espaço vazio. Essa ponte é então fixada na sobre os dentes vizinhos, criando uma aparência de novos dentes.

A prótese fixa nunca é removida, ao contrário de uma prótese removível. Ela é estável na boca e funciona de forma muito similar aos dentes naturais e proporciona uma boa mastigação e a aparência de dentes saudáveis. O material mais comum utilizado em próteses fixas é a cerâmica unida ao metal, entretanto em casos onde se deseja uma estética superior utilizamos próteses estéticas totalmente cerâmicas.

As Próteses Fixas são muito resistentes e duráveis mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up. A principal desvantagem da prótese fixa é que exige o desgaste completo de dentes sadios, o que pode enfraquecer os dentes. Outras opções de tratamento seriam os implantes, próteses adesivas e as próteses removíveis.

 
 
 
 
 

 

  DentareSaúde Núcleo Avançado de Odontologia e Saúde | Av. Álvares Cabral | 381 | 12° andar | Lourdes | Belo Horizonte | MG | CEP.: 30170-000  
Desenvolvido por
Http Webmaster
  Implantes, Odontologia preventiva e restauradora | Responsável técnico: Dr. Maurício Rocha de Almeida - CRO-MG 27576